Ferreira Leite recebe apoio "incondicional" da ex-dirigente sindical Manuela Teixeira
Manuela Ferreira Leite encontrou Manuela Teixeira durante uma acção de rua em Bragança, quando chegava à Praça da Sé.
A presidente do PSD mostrou-se surpreendida, fez um grande sorriso e recebeu a ex-secretária-geral da Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) com um abraço.
Questionada pelos jornalistas, Manuela Teixeira disse que estava nas redondezas de Bragança e que, quando soube da presença de Ferreira Leite, se deslocou até à cidade "propositadamente para estar com ela".
"Eu fiz-lhe muitas guerras, mas acho que ela é uma grande esperança neste momento para a educação e para o país. Vim-lhe dizer: Força, coragem, vai ganhar, acredito em si", contou a antiga presidente da UGT, actualmente professora universitária.
O seu apoio à presidente do PSD nestas eleições legislativas é "incondicional" e acredita que com Ferreira Leite como primeira-ministra vai ser possível haver nas escolas "uma nova paz, uma nova serenidade, com exigência".
Sobre os confrontos que tiveram quando uma era governante e outra sindicalista, apesar de serem ambas sociais-democratas, Manuela Teixeira lembrou: "Foi difícil. Ela é tão dura como eu, portanto, as negociações foram duras. Conseguimos umas coisas, não conseguimos outras, outras conseguimos depois".
"Apesar das greves que lhe fiz, reconheço que ela procurou sempre negociar o possível, só que nós queríamos mais", acrescentou.
A acção de rua da comitiva social-democrata em Bragança terminou em clima de tensão, causado por um automobilista que se manifestou irritado e dirigiu insultos às pessoas que ocupavam a estrada.
O homem passou três vezes de carro na mesma rua, a Almirante Reis, chegando a sair da viatura e trocando uns "sopapos" com populares que estavam no local.
"Eu não sei onde é que a polícia anda para não ver isto", desabafou uma mulher.
De Bragança, onde de manhã visitou o Instituto Politécnico local, Manuela Ferreira Leite seguiu para um almoço privado em Mirandela.
Hoje à tarde, a presidente do PSD vai fazer uma acção de rua em Chaves, terminando o dia com uma sessão pública em Vila Real.